segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Projeto: “África Viva em Nós: reconhecendo a herança que resiste”.


ABERTURA DO PROJETO     

 Nos dias 29 e 30 de Agosto ocorreu a abertura oficial do Projeto “África viva em nós: reconhecendo a herança que resiste!”, bem como a sensibilização nas salas de aula como modo de situar os estudantes sobre a temática que será desenvolvida com eles nesse semestre. Desta forma, a abertura foi realizada no auditório da escola e tiveram como programação uma dança inicial do grupo “palavra cantada”, seguida pela contação da história produzida pelos bolsistas sobre a história da África e foram encerradas com uma grande roda de capoeira que contou com a participação de diversos estudantes.










ATIVIDADES REALIZADAS:

Trabalhando a cultura Africana e o
letramento em sala.
     
“Obwisawa”
As crianças do 2º ano A, com a mediação da bolsista Alice Damasceno, conheceram a brincadeira
musical africana “Obwisawa” e se divertiram muito, brincando repetidas vezes.
A atividade se seguiu por uma conversa sobre a cultura africana.







Nomes Africanos
Descobrimos também que, ao serem trazidos para o Brasil, os africano foram proibidos
de usar até seus próprios nomes. Se não fosse assim, usaríamos mais nomes de origem
africana no nosso país. Pensando nisso, cada um escolheu um nome de origem africana
pra fazer-mos juntos uma lista de frequência fictícia. Os nomes foram escritos no
quadro em ordem aleatória e os alunos enumeraram por ordem alfabética.
                                                                                               
                                                                          
                                                                           
                                                                                                                                                            



    Bingo de Países Africanos

Em uma lista com todos os nomes dos países africanos, cada criança do 2º ano marcou seus cinco países favoritos. Depois fizemos um bingo, sempre dando aquela conferida no mapa da África.                              

                                          


      

                                                   
          Uma breve história do continente africano.
As crianças do 2º ano B, com a mediação da bolsista Rayanne, começaram a conhecer a
África a partir da questão geográfica como também do contexto histórico e das riquezas
do continente africano e dos seus povos, finalizando com a construção coletiva de um
cartaz com elementos que remetem ao continente africano.  




Data:05/09/2017


Riquezas Afro-brasileiras: a musicalidade e o ritmo como forma de resistência.
Os estudantes do 2º ano B juntamente com a bolsista Rayanne, trabalharam hoje a musicalidade africana através da dança Maculelê e sua historicidade.






Data: 29/09/2017



Quem sou eu? Data: 03/10/2017
A turma do 2º ano B discutindo a questão de identidade e para auxiliar na discussão foi exibido o documentário “Cores e Botas”.





Caderno de Memórias 3º ano A
O Caderno de Memórias foi construído para que cada estudante registrasse os momentos do projeto.

















Levando as Brincadeiras Africanas para casa

A partir das brincadeiras apresentadas na Aula Coletiva de Brincadeiras Africanas, os estudantes escreveram em seus Cadernos de Memórias como se brinca cada brincadeira e levaram para casa, para brincar com os parentes e vizinhos. Após a experiência, cada um contou como foi a brincadeira em casa.


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A lenda dos Furos no Céu e a reeita de Fufu
Conhecemos a lenda dos Furos no Céu e a partir dela preparamos o Fufu, fizemos a construção coletiva da estrutura da receita e registramos no Caderno de Memórias.





Combatendo o racismo religioso Por conta de manifestações de intolerância, fizemos uma atividade com o intuito de combater o racismo religioso. Assistimos vídeos com a temática e discutimos sobre a questão.     







Reconhecendo e Afirmando a Beleza Negra
Reconhecer e afirmar a beleza negra também é caminho para o combate ao racismo. A construção do painel foi feita por todas as crianças em sala de aula, durante a construção as crianças se identificavam e afirmavam sua belez


a.



                  ATIVIDADES REALIZADAS NO 4° ANO A - BOLSISTA: THALYTA MORAES

“O Movimento Negro na Favela”
Foram apresentadas três atividades culturais que o movimento negro desenvolve nas favelas, sendo elas, a dança, a música e o grafite. Tivemos exemplos de cada atividade, onde na dança os alunos conheceram o break e o hip-hop; na música lemos e cantamos a música “Rap da Felicidade”; e no grafite, foram apresentadas imagens da arte feita por outras pessoas e confeccionamos um mural de grafite. (Data: 04/10/2017)



“Culinária Africana: Receita de fufu”
Para iniciarmos a atividade, tivemos a contação da história “Furos no Céu”, onde conhecemos a função do pilão. Após a história, conhecemos a suposta receita feita na história, o fufu. Apresentamos a estrutura do gênero receita e em seguida fizemos a receita, onde adaptamos usando batata doce no lugar da inhame. (Data: 24/10/17)







“Máscaras Africanas”
Conhecemos a história e a importância das máscaras africanas paras os povos africanos. Falamos sobre o significado das máscaras, como e por quem são confeccionadas. Por último, cada aluno confeccionou sua máscara usando moldes ou sua própria criatividade. A turma do 4° ano A, onde a atividade foi realizada, ficou muito satisfeita com o resultado da atividade (Data: 25/10/2017)














Dia: 06/ 10 5° Ano
A partir da música da MC Carol “NÃO FOI CABRAL” conversamos sobre a escravidão e a resistência do povo negro






Dia 17/10
Estudamos e produzimos a boneca abayomi.






Dia : 18/10
Foi realizado construções de máscaras africanas a partir da apresentação de documentários sobre máscaras africanas.




JOGO DE PALAVRAS AFRO: O QUE FALO É AFRO!
Nessa atividade, os alunos do 5°B, puderam perceber quantas palavras de origem Africana está no nosso vocabulário cotidiano, por meio de um jogo onde as crianças eram desafiadas a saberem os significados dessas palavras.






CONTOS DE MÃE ÁFRICA:  OS TRÊS IRMÃOS
Reconhecemos que a África é o berço de grandes histórias, sejam contos ou lendas,  que encantam nossas mentes e olhos e nos fazem viajar além-mar. Aqui, os alunos do 5B, conheceram  e viajaram no conto  Os três irmãos do autor Rogério Andrade.




Aulas Coletivas

Durante a realização do projeto foram desenvolvidas aulas coletivas que tem o objetivo de promover um momento lúdico fora de sala a partir do estudado durante o projeto. Tivemos aula coletiva de brincadeiras africanas, capoeira.


BRINCADEIRAS AFRO!!!
No dia 20 de setembro  de 2017 realizamos a aula coletiva de brincadeiras africanas.
As brincadeiras realizadas foram:  “ Nyaga Nyaga Nya (brincadeira típica de Moçambique)”, “ Fogo na montanha (brincadeira típica da Tanzânia)” “ Si mama kaa também da Tanzânia” as
brincadeiras  foram executadas em forma circuito.




CAPOEIRA, HERANÇA AFRICANA!
Na segunda aula coletiva as seis turmas que recebem bolsistas PIBID  reconheceram a capoeira numa oficina prática sobre esse símbolo de resistência Negra!
Iniciou-se  com uma conversa sobre capoeira como herança Africana  e em seguida teve a oficina prática de capoeira mediada pelo professor Alyson.



CULMINÂNCIA DO PROJETO


Na culminância do projeto tivemos oficinas que trouxeram na prática aqueles conhecimentos apresentados em sala de aula. Tivemos oficinas de Reggae, Dança Africana, Acessórios,Turbante e Trança.
Ao fim das oficinas tivemos um momento de exposição das produções das crianças ao longo do projeto e apresentação das danças nas oficinas.










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